Don Quixote - variações

Bailarin@s,
Don Quixote é um dos meus repertórios favoritos. Alegre, sensual, engraçado. Toda bailarina quer ser Kitry, não é mesmo? E existem papéis para todo tipo de aluno.
Minha amiga Lucienne me mandou os dois primeiros vídeos, que compartilho com vocês.



Don Quixote Opera de Paris
II Ato - Rainha das Dríades, com Delphine Moussin

Essa variação acontece na parte do ballet Don Quixote chamada "Sonho": desacordado pelo tombo que tomou lutando contra o moinho de vento, Dom Quixote tem um sonho encantado com a imagem de Kitry e sua amada Dulcinéia. Nesse sonho ele é flechado pelo cupido e confundido pelas dríades, que nunca deixam que ele se aproxime de sua amada.
É uma variação belíssima e que foge do resto do ballet completo, por ser muito lírica. Algumas companhias usam a mesma coreografia e música para a variação de Medora em O Corsário.



Don Quixote, Sonho, com Cynthia Harvey
American Ballet Theatre, 1983

Ainda em "Sonho", aqui vemos Cynthia Harvey no papel principal, Kitry, em uma variação que também foge dos elementos mais "calientes" de Don Quixote (o que volta a acontecer em grande estilo no último ato).



Sentiram a diferença? Não é incrível tanta diversidade e riqueza em um só ballet?

Comentários

Lucienne disse…
Ai, esse ballet... Don Quixote é um dos meu super preferidos! fui corpo de baile do Sonho, e o assisti inteiro pela primeira vez ao vivo no Municipal de São Paulo, com o Cisne Negro e a Ana Botafogo, foi maravilhoso! E com o ballet da Russia em 2009, que assistimos juntas?? Maravilhoso! Amei esse paralelo que você fez entre esses dois momentos do ballet! Beijos!! Lu

Postagens mais visitadas