Black total

Bailarinas e bailarinos, atendendo a pedidos, e seguindo dicas preciosas de minhas alunas queridas, Clóris (chefa, amiga, pé de colo incrível!!!) e Bárbara (dedicada master, as unhas mais coloridas de Manhattan), aí vão alguns vídeos da estreia mais esperada do ano:
Black Swan.
E, só para lembrá-las e mostrar um pouco do que eu acho que é a origem do filme, aí vai também um pedacinho do meu cisne preferido de todos os tempos, seja preto ou branco, a grande Yulia Makhalina. Quem faz minha aula tem que saber que a música do primeiro exercício da barra é o adágio do pas-de-deux do Cisne Negro. E nunca mais um plié será o mesmo, certo?

O filme:



E de onde ele vem:



Para saber mais:
O ballet O Lago do Cisne é o clássico dos clássicos. Com a sublime música de Tchaikovsky e libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer, foi encomendado pelo Teatro Bolshoi em 1876. A história beeeeeem resumida é a seguinte: o príncipe Siegfried está completando 21 anos e precisa escolher uma noiva. À noite, ele resolve sair para caçar. Ao se aproximar de um lago repleto de cisnes, vê que eles se transformam em jovens princesas. Odette, a Rainha dos Cisnes, dança com Siegfried e lhe conta que ela e as outras princesas são vítimas do feiticeiro Rothbart, que as condenou a viver como cisnes durante o dia, só voltando à sua forma normal da meia-noite ao amanhecer. E o encanto só se quebrará quando um jovem de coração puro lhe jurar fidelidade. O príncipe declara seu amor e convida-a para o baile do dia seguinte, onde quebrará o encantamento, escolhendo-a para ser sua noiva.
No baile, a Rainha-Mãe lhe apresenta seis princesas, mas ele se mostra indiferente, esperando ansiosamente por Odette. Um nobre chega num estrondo, na verdade é Rothbart disfarçado com sua filha, Odille, disfarçada de Odette (o cisne negro, sacaram?). Siegfried dança com ela, enquanto o cisne branco, na janela, tenta inutilmente chamar sua atenção. O príncipe anuncia que já fez sua escolha, e só então percebe que ainda não era meia-noite e aquela não poderia ser Odette. Desesperado, Siegfried corre para o lago, onde encontra Odette. Os amantes se jogam no lago, e nesse momento, a magia é quebrada.
Bom, acho que aqui talvez haja algumas pistas para o que vai ser o filme. Eu acho o tema do Lago atualíssimo. Ele pode parecer um conto de fadas, mas há grandes reflexões mascaradas nos cisnes. É o bem lutando contra o mal. A arte da sedução, o amor, tudo aquilo que a gente vive hoje, vai viver sempre.

A trama do filme Black Swan, ambientada no mundo do New York City Ballet, traz Natalie Portman como Nina, uma bailarina que não consegue distinguir se sua rival, vivida por Mila Kunis (Ressaca de Amor), é real ou uma ilusão. No elenco: Winona Rider e Vincent Cassel. Black Swan está previsto para estrear ainda este ano.
Pode ser impressão minha, mas acho que vamos encontrar vários elementos do libreto original do Lago aqui.




Para terminar, um pouquinho sobre Yulia Makhalina, a moça do segundo vídeo aí de cima. Ela foi a primeira de uma nova safra de bailarinas Kirov, no início dos anos 90, diferente das gerações anteriores, pela altura e magreza (raivaaaaaaaa), e apelidada de "dream team do Kirov". Tecnicamente brilhante, especialmente em suas aberturas, Yulia deu nova vida às interpretações dos clássicos. Sua Odette tem uma dimensão trágica, mas extremamente chique. E sua Odille é sedutora, sem ser caricata.


Espero que tenham gostado dos meus cisnes negros.

Comentários

Tays disse…
Não vejo a hora de estreiar esse filme...!!!!!!!!! XD

Amoo o trabalho Natalie Portman !!!

bjs..^^
Lucienne disse…
Ana, querida! Estou de volta, nos intervalos de fraldas e mamadas! Estava com saudades do blog (e do ballet, nem se fala!), e ameeeiiii esse post. O Cisne Negro é e sempre será meu fraco,acho que nunca existirá um pas-des-deux tão lindo! Ainda quero te ver como Odette! Parabéns! Vem nos visitar! Beijos! Lu
Barbara disse…
Ahh amei post :)
Hahahahaha com certeza não de Mahanttan (I wish) quem sabe da Vila Leopoldina hahahahaha

Beijo e até mais tarde
Geovanna disse…
AHAHAH
Barbara e suas unhas!Agora azuis!!!
Teacher, seu blog sempre mt bom!
Bjos

Postagens mais visitadas