quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Grand Moscow Classical Ballet

Em novembro, os termômetros de Moscou, na Rússia, chegam a marcar seis graus negativos. O clima brasileiro, portanto, promete agasalhar os inúmeros bailarinos da companhia Grand Moscow Classical Ballet, que inicia hoje, em Porto Alegre (RS), sua turnê pelo país. Tanto quanto o sol – que, aliás, anda cedendo espaço para muita chuva -, as palmas tupiniquins serão responsáveis pelo calor oferecido aos russos, em uma excursão, coordenada pela empresa de entretenimento Time For Fun, que visita oito cidades de sete estados. O Cine-Theatro Central é o primeiro palco a receber, nesta sexta, “Dom Quixote”, com música de León Minkus, já que os gaúchos verão outro espetáculo, “A bela adormecida”, de Tchaikovsky.

As duas montagens revelam as apuradas técnicas da companhia, nascida, há 43 anos, com apoio do Ministério da Cultura da então União Soviética. Sem deixar o passado para trás, os artistas lapidam os passos com influências modernas. A procura por uma linguagem inovadora, a propósito, é uma das heranças deixadas pelo fundador Igor Moiseyev, um dos mais importantes coreógrafos do século XX, morto em 2007, aos 101 anos.
Em 1977, N. Kasatkina e V. Vasilyov, principais solistas do Ballet Bolshoi entre 1950 e 1970, assumiram a direção artística da instituição e passaram a atuar de forma decisiva para consolidar o Grand Moscow nos tablados internacionais. “As tradições devem ser preservadas, mas a nossa vocação sempre foi levantar propostas que acrescentam algo. A arte precisa se transformar, sem, necessariamente, romper com as origens”, analisa a dupla comandante, em entrevista por e-mail. Mais de 20 produções já foram encenadas em 30 países da Europa, da América e da Ásia. Os coreógrafos do grupo também realizaram trabalhos para o Bolshoi e o Kirov, os mais
conceituados balés do país do socialismo.

Segundo a professora e bailarina local Vivian Mockdece, toda e qualquer equipe russa costuma esbanjar disciplina e primazia. Tendo estado em Moscou e em São Petersburgo em 1992, ela garante ter visto de perto o perfeccionismo exigido desde a infância. “Para as alunas da cidade, essa apresentação será uma boa oportunidade de aprendizagem e crescimento.” De acordo com Kasatkina e Vasilyov, a responsabilidade dos representantes da dança clássica russa é grande, já que a região é conhecida por sua cultura secular. Por isso, os ensaios são constantes, mesmo durante as turnês. Antes dos espetáculos, o elenco faz aquecimento físico e ajustes técnicos no palco por duas horas. “Nos momentos livres, procuramos conhecer um pouco de cada lugar. Nem sempre há tempo, mas fazemos o possível.”

Recentemente, o Grand Moscow, que esteve no Brasil pela última vez em 1981, recebeu o título de “companhia acadêmica”, uma menção honrosa concedida pelo Governo russo a poucas instituições de balé. Seus bailarinos também são premiados e contam com mais de 15 medalhas de ouro em competições internacionais. Toda essa dedicação exige alguns sacrifícios. “Somos obrigados a abrir mão de alguns momentos”, admitem Kasatkina e Vasilyov. Mesmo assim – garantem – o reconhecimento do público é uma recompensa pela qual vale a pena lutar.

História contada com passos, “Dom Quixote” possui três atos, com seis cenas, prólogo e epílogo. O libreto e a produção são de N. Kasatkina e V. Vasilyov, assim como a coreografia, que eles dividem com o inesquecível Marius Petipa, criador da maioria dos grandes clássicos. Os cenários são de L. Solodovnikov e E. Dvorkina.

A adaptação mais famosa e duradoura da obra de Miguel de Cervantes para o balé aconteceu em 1869, para o Bolshoi. Mesmo tendo sofrido críticas por não conter a profundidade da influência espanhola, a música de León Minkus foi fundamental para o sucesso e a popularização da empreitada, por misturar momentos apoteóticos e sutis.

Ao mesmo tempo, o trabalho de Petipa não seguiu à risca a obra literária, levando para o centro da virtuosa cena o romance de Quitéria e Basílio. Forçada por seu pai a aceitar a corte do rico comerciante Gamanche, a moça reluta em plena praça e é observada por Dom Quixote. De imediato, o fidalgo a confunde com Dulcinéia, a mulher de seus sonhos, e propõe ao pretendente um desafio. Em seguida, acaba sendo expulso da cidade. Enquanto isso, Basílio finge estar se suicidando e pede ao pai de Quitéria que lhe conceda um último desejo: a mão de sua filha. O velho aceita e surpreende-se ao ver o jovem feliz e cheio de saúde. Já na estrada, Dom Quixote participa da festa dos ciganos e bebe demais, lutando bravamente – em mais uma de suas fantasias – com carroças de marionetes e moinhos de vento.

por Raphaela Ramos

SÃO PAULO (SP) – 20 DE NOVEMBRO, 21H

  • Espetáculo: “Bela Adormecida”
  • P. I. TCHAIKOVSKY (3 atos: 1º 57 min; 2º e 3º juntos – 1h10m)
  • Duração: 127’

SÃO PAULO (SP) – 21 DE NOVEMBRO, 21H

  • Espetáculo: “A Bela Adormecida”
  • P. I. TCHAIKOVSKY (3 atos: 1º 57 min; 2º e 3º juntos – 1h10m)
  • Duração: 127’

SÃO PAULO (SP) – 22 DE NOVEMBRO, 20H

  • Espetáculo: “Dom Quixote”
  • L. MINKUS (3 atos: 1º 37min., 2º 40min., 3º 25min.)
  • Duração: 102’

INFORMAÇÕES

  • Local: Teatro Abril
  • Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista
  • Telefone para informações: (11) 2144-5444
  • Site: http://www.teatroabril.com.br
  • Capacidade: 1.530
  • Acesso para deficientes, ar condicionado


PREÇOS DE INGRESSOS


NORMAL


½ ENTRADA


Ouro VIP

R$200,00

R$100,00

Platéia A

R$170,00

R$85,00

Camarote

R$160,00

R$80,00

Platéia B

R$140,00

R$70,00

Platéia A Rosa

R$120,00

R$60,00

Platéia B Rosa

R$100,00

R$50,00

  • Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário. Venda limitada na forma da Lei nº 11.355/93.

3 comentários:

Cris Ballarina disse...

Ana, querida!
Meu, seu blog ta nos meus favoritos, mas vc sabe como sou virtualmente... sempre "invisivel", vejo a previsão do tempo, horoscopo e bora pra correria! hehehe!
Aí recebo seu email... noooossa! não parei de ler! Uma delicia , Aninha!
Amanhã, "is we!"
Safadas e La belle!
Vamo arrasá, vai? he!
Beijocas

Cris Ballarina disse...

P.S: Quero ir no ballet!

Carol disse...

Não vá ver!! Essas fotos são tudo marketing! rs

Beijos

(carol, do meia ponta)