Figurino

Minhas alunas vão fazer parte do espetáculo do fim do ano, A Bela Adormecida, e comecei a fazer uma pesquisa de figurino para elas, que farão a corte do castelo de Aurora.

O figurino da dança clássica segue alguns padrões, de acordo com a peça encenada, mas a maioria das bailarinas quer mesmo usar o famoso tutu (pronuncia-se titi), que pode ter vários caimentos e comprimentos.


Tutu romântico (longo)
Usado em peças do ballet romântico, como o segundo ato de Giselle, Chopiniana e A Sílfide. O branco transmite o tom etéreo das heroínas românticas do século XIX. O comprimento sugere a imortalidade, o vôo da sílfide.






Tutu camponesa
Como o nome sugere, não é tão longo quanto o romântico, e leva tecidos menos nobres em seu feitio. Usado em cenas de floresta, no primeiro ato de Giselle, Lago do Cisne e outros.





Tutu bandeja (curto)
É formado por várias camadas de tule, às vezes sustentadas por arames. Os do início do século XX eram bastante pesados e amplos. Com o passar do tempo, eles se tornaram mais leves e com o diâmetro menor. São usados por bailarinas que encenam fadas, princesas, heroínas que têm que mostrar a agilidade das pernas e nos pas-de-deux clássicos mais famosos.





Vestidos
Mais utilizados em ballets que se baseiam em danças típicas de determinadas regiões (caráter), como as danças executadas durante as comemorações do aniversário do príncipe Siegfried, em O Lago dos Cisnes. Os vestidos também podem ser vistos em rainhas e personagens da corte, como nas cenas de castelo; espanholas, como em Don Quixote ou na apaixonada Julieta, de Romeu e Julieta.

Túnicas
Mais leves que os vestidos, usadas em personagens míticos ou heroínas do oriente.









Para minha turma, escolhi um tutu bandeja levemente caído, já que elas são da corte, porém vão dançar nas pontas. Acho que vai ficar bonito.

Comentários

Tays disse…
Muito lindo esse post...
e seu blog é lindo tbm Parabéns!!!
Tenho certeza que o figurino vai ficar lindo!!!

Vou recomendar seu blog lá no

http://reasontodance.blogspot.com

bjs..^^
Ana Yazlle disse…
Oi, querida! Muito obrigada. Em breve mais posts para quem ama a dança!
Gabriella disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas