Balé para maiores

A dança entre adultos virou moda nas academias e reúne iniciantes apaixonadas pelas sapatilhas

ELISA MARTINS - Site Revista Época


Fabiano Accorsi/ÉPOCA
EXIGÊNCIA
As aulas para a turma madura respeitam os limites de faixa etária

Sai a música bate-estaca das academias de ginástica, entram as composições de Mozart, Beethoven e Bach. A combinação de clássicos e dança é a escolha da vez de adultos que encontraram no balé a fórmula perfeita para fazer bem ao corpo e ao espírito. São iniciantes que nunca fizeram aula ou praticaram apenas quando crianças. Nem de longe pensam em se profissionalizar. Dançam por puro prazer, sem se preocupar se a idade de usar sapatilhas já passou. ''A aula me dá energia, quando acaba parece que tenho 13 anos de novo'', conta a dona de casa Margot Nunes, de 62 anos, que fez balé quando menina. Depois que se casou, aos 21, ela deixou de treinar plié e pas-de-deux. Hoje, conta com orgulho que já fez aula com uma filha e a neta.

A moda tem se espalhado por vários espaços de dança e conquistou famosas. Apesar de já terem passado dos 30 anos, a cantora Fernanda Abreu e as atrizes Vera Holtz e Leticia Spiller são alunas assíduas. A dinâmica da aula é basicamente a mesma da ensinada à garotada. ''Fazemos aquecimento no chão, seguido de exercícios tradicionais na barra e movimentos no centro da sala'', explica Priscilla Teixeira, dona do Tex Studio de Dança. A diferença está na exigência. Afinal, a faixa etária dos alunos chega a ultrapassar os 60 anos. ''Não se cobra técnica apurada. Cada um vai no limite de seu corpo'', conta Priscilla. Professor há 30 anos, Jean Dubrul, da Patricia Sauer Arte & Dança, faz coro. ''Não é para ser sacrifício, mas prazer.''

CORPO EM FORMA
Fazer balé depois dos 30 anos tem muitas vantagens

Melhora postura, flexibilidade e equilíbrio
Fortalece a musculatura de pernas e braços
Afasta o risco de osteoporose
Trabalha concentração e disciplina
Reforça a auto-estima

E que ninguém pense que é puro revival dos tempos de balé na infância. Dançar dá trabalho. Entre tantos rodopios, dobrar joelho e ficar na ponta do pé, queimam-se calorias e a musculatura de pernas e braços se fortalece. Melhor: não há stress que resista aos encantos da música clássica. A lista de benefícios é grande. ''O balé melhora a postura, trabalha a concentração, a flexibilidade e a auto-estima'', enumera a professora Martha Lúcia Nogueira, da academia Arte em Movimento, no Rio de Janeiro.

Haja memória para tantas coreografias. ''O mais difícil é decorar as seqüências e sincronizar braços, pernas e cabeça'', diz a artista plástica Julieta Cavalcanti, de 38 anos. O ator Fábio Nascimento, de 27 anos, trocou seis anos de jiu-jítsu pelo balé há dois meses. ''Tinha certo preconceito, mas as aulas me deixaram mais à vontade no teatro.'' O único porém é saber de cor os nomes dos movimentos, todos em francês. Para não perder um só passo, Fábio comprou um dicionário.

Comentários

Lucienne disse…
Cada palavra desse post é a mais pura verdade - nem eu acreditei que o ballet pudesse me fazer tão bem agora, depois dos 30, e me sinto plenamente feliz principalmente com minha alma, com o coração e também com o corpo (o que nunca achei que fosse possível). Cada aula é uma vitória, e há um detalhe muito importante - ter uma super mega blaster professora perfeita e paciente, que celebra nossas vitórias junto conosco é fundamental, né Ana! Obrigada, minha paixão pelo ballet vem junto com a admiração por você! Bjs!
Unknown disse…
Lú...SAUDADES de vc mulher. É uma delícia né? Qdo quiser vem fazer uma aula as 3as. ou 5as. as 20h30 comigo. Adorei a barra do 5o. grau. Bjão, Cló.
Marcia Claus disse…
Adorei seu blog, e principalmente saber que vc dá aula para adultos.
Onde posso encontrá-la para conhecer seu trabalho?
Tenho 51 anos, já fui bailarina e gostaria muito de retomar o prazer de fazer aula de ballet clássico.........
Parabens pelo trabalho. bjos
Ana Yazlle disse…
Márcia, entre em contato comigo por e-mail, que te passo os lugares onde dou aula: anayazlle@gmail.com
Beijo e obrigada pela visita!
Este comentário foi removido pelo autor.
Olá Ana! Tenho 33 anos e comecei a fazer ballet aos 27. Parei por causa da faculdade e há 3anos faço aulas de ballet para adultos. Sou professora de educação física e gostaria muito de passar para a grade curricular, colocar ponta, mas às vezes fico receiosa qto a idade... Será q conseguirei me formar? Qual a sua opinião como professora? bjsss

Postagens mais visitadas